Você sabe o que é energia estática?

Na hora de manusear componentes eletrônicos, é necessário muito cuidado com a energia estática. Trata-se de uma energia que se acumula naturalmente em nossos corpos devido ao atrito com tecidos, como por exemplo: enquanto estamos andando sobre um carpete ou quando saímos do carro, alguns tipos de tecidos possuem a capacidade de acumular mais energia estática que outros.

Quando estamos muito carregados de energia estática, ao encostarmos em outra pessoa também carregada, há um choque.

Essas cargas de energia se descarregam naturalmente quando se toca em uma superfície metálica, em alguns casos gerando um pequeno choque. Ela se torna mais densa em locais onde a umidade do ar é baixa, principalmente em locais com ar condicionado.

Assim, quando uma pessoa com muita energia estática acumulada toca em outra com cargas elétricas diferentes, ocorre o descarregamento dessa energia, originando os pequenos choques.

Quando a pessoa tem contato freqüente com máquinas elétricas, ela fica exposta ao campo magnético da eletricidade, tendo assim um alto acúmulo de energia estática. Esse fato aliado à baixa umidade do ar e ao tipo de material dielétrico do piso pode fazer com que haja um alto acúmulo de energia estática no corpo.

As descargas elétricas ocorrem somente quando corpos de cargas diferentes se encontram, por isso, a sensação de choque é passageira, já que após tocar em uma pessoa e sentir o choque, os corpos se equilibram. A energia estática é produzida até mesmo por um simples arrastar dos pés. Outro fato interessante é que os caminhões de combustível sempre viajam levando uma corrente que fica em contato com o chão, justamente para descarregar e evitar o acúmulo da energia estática, pois senão o caminhão poderia correr um sério risco de explosão.

Para evitar essas pequenas descargas elétricas, profissionais que estão muito expostos a essa energia devem usar pulseiras especiais que descarregam as cargas elétricas com segurança, além de andarem descalços na terra eventualmente e usarem sapatos com materiais eletricamente isolantes.

Essa energia é o suficiente para danificar um componente presente na parte interna do gabinete. .

O melhor jeito para eliminar essa energia, é o uso da pulseira anti-estática. Com ela ligada a uma haste aterrada,  o técnico pode fazer a manutenção dos PCs sem se preocupar em danificar qualquer componente.

Na SamuelMello.com – Soluções em informática, trabalhamos com pulseira anti-estática, para que seu equipamento não seja danificado (foto ao lado).

Quando um técnico sem qualificação toca numa placa do seu computador, sem estar usando a pulseira anti-estática aterrada, ele pode danifica-lo na hora ou um tempo depois, e nem ele e muito menos você saberá que foi por imperícia técnica que isso aconteceu.

Os componentes mais sensíveis à estática são os módulos de memória. O pior neste caso é que o mais comum não é o módulo se queimar completamente, mas sim ficar com alguns poucos endereços danificados, ou seja, ao ser usado, o módulo irá funcionar normalmente, mas o micro ficará instável e travará com frequência, sempre que os endereços defeituosos forem acessados. Se o Windows começar a apresentar telas azuis e travamentos com muita frequência os principais suspeitos são justamente os módulos de memória.

É muito comum comprar módulos de memória danificados em lugares onde os vendedores manuseiam os componentes sem tomar as precauções necessárias, por isso é sempre bom prestar atenção e cuidado para evitar dores de cabeça mais tarde